Mautic 5 com 150GB no DB?

Galera, instalei o Mautic 5 pelo EasyPanel e ele ficou com um DB de 150 GB! Isso é normal???

Eu tenho um VPS na Hostinger com N8N, Typebot, Mautic 4, Nocodb e usava apenas 47GB.

Agora, só o Mautic 5 instalado pelo EasyPanel tá uando 150 GB!!! Isso é normal??

Como diminuir o tamanho do banco de dados?

Obrigado

Não é normal uma instalação nova do Mautic ter uma base de dados com esse tamanho.

Recomendo analisar qual tabela do Mautic 5 está ocupando esse espaço. Pode ser que sejam os contatos anônimos.

Eu ainda não acho que o Mautic 5 está pronto para produção, porém como você diz que tem o Mautic 4 instalado, a versão 5 pode ser interessante para algo secundário em seu processo de marketing.

Abraços!

Olá @rafaelferrari,

É geralmente desaconselhado instalar o Mautic através de instaladores automáticos como o Softaculous ou EasyPanel, embora esses métodos possam parecer mais convenientes. Normalmente resultam em configurações problemáticas que dificultam atualizações, resolução de erros e manutenção a longo prazo.

Por exemplo, pelo fórum existem utilizadores que fizeram dessa forma e reportam erros como “403 Forbidden” após a instalação ou durante atualizações e perdem a sua instância.

E mais, instalações feitas por Softaculous não configuraram tarefas cron, obriga os utilizadores a configurá-las manualmente .

Servidores partilhados, é outro problema também que eles dizem que não é aconselhado.

Links:

Atenciosamente,
Ricardo

1 Like

Obrigado! Mas para quem não é programador é necessário usar esse tipo de solução.

Excluí aqui e instalei o Mautic 4 e tá de boas.

Opa. Bom que vocês conseguiu resolver.

Por curiosidade, uma instalação nova do mautic 5.2.0 o banco de dados tem aproximadamente esse tamanho (6.81MB):

MariaDB [(none)]> SELECT 
    ->     table_schema 'Database Name', 
    ->     SUM(data_length + index_length) 'Size in Bytes', 
    ->     ROUND(SUM(data_length + index_length) / 1024 / 1024, 2) 'Size in MiB' 
    -> FROM information_schema.tables
    -> WHERE table_schema = 'mautic'
    -> GROUP BY table_schema;
+---------------+---------------+-------------+
| Database Name | Size in Bytes | Size in MiB |
| mautic        |       7143424 |        6.81 |
1 row in set (0.002 sec)